Templates by BIGtheme NET

A Nossa Pequenez

Imagine uma praia da Califórnia como aquelas que vemos nos filmes. Agora preste atenção na areia dessa praia até conseguir visualizar um grão individualmente. Pois bem, esse grãozinho é equivalente ao seu tamanho comparado com o Universo. Não a você, ao seu tamanho eu me refiro ao Planeta Terra, esse pequeno grão da areia da praia é equivalente ao tamanho da Terra. O nosso tamanho é ainda menor.

Segundo os cientistas, o Universo está em constante expansão e por isso é impossível dar um tamanho exato. Na imagem abaixo podemos ver o tamanho dos planetas do Sistema Solar, e a Terra comparado com o tamanho da nossa estrela, o Sol, que representa cerca de 99,86% da massa do Sistema Solar, em outras palavras, todos os planetas do Sistema Solar equivalem à 0,14% do tamanho do Sol.

sistema-solar-planetas-e-sol

Quando olhamos para o Sol, assim como para os astros estelares em geral, estamos olhando para o passado. A luz solar demora 8 minutos e 18 segundos para chegar até a Terra. Nesse segundo o Sol poderia ter explodido e apenas 8 minutos depois iríamos receber a notícia visualmente.

Sol e Arcturius - Tô no CosmosPegamos como exemplo agora, a estrela Arcturo, localizada na constelação do Boieiro, quarta estrela mais brilhante do céu noturno. Como podemos ver na imagem ao lado, seu volume é 16 mil vezes maior do que o nosso Sol, que pra gente já é um gigante, o tamanho de Arcturo é praticamente impossível de imaginarmos. Suponhamos que há um planeta do tamanho de Arcturo, e então os extintos dinossauros da Terra imigraram pra lá. Eles não passariam de meros insignificantes pernilongos.

 

 

Quando falamos de planetas ou estrelas, sempre vem em mente perguntas sobre a vida fora da Terra. Independente da nossa crença sobre existir ou não vida em outros planetas, se tratando do assunto o que importa são fatos, e de acordo com a lógica matemática considerando o tamanho do Universo, seja finito ou infinito, as chances de haver vida em outros planetas é de 99,9%.

José Funes, astrônomo chefe do Observatório do Vaticano disse: “NÃO ESTAMOS SÓS.” Membro da mesma igreja que condenou Galileu Galilei há quase 400 anos atrás. Notícia que foi publicada inclusive pelo renomado site inglês DailyMail.

O mundo é uma eterna evolução, e já evoluímos da época em que pessoas como Galileu Galilei, Nicolau Copérnico, entre outras, eram julgadas por expressarem suas opiniões, baseadas em profundos estudos, para uma época em que novos conceitos surgem em uma velocidade acelerada.

Metro - tô no CosmosHoje somos mais de 7 bilhões de pessoas com sonhos diferentes vivendo no mesmo planeta, e muitas vezes deixamos esses sonhos se confundirem com deveres, e acabamos por prejudicar outros habitantes do mesmo planeta, que têm os mesmos direitos que nós. Mesmo sendo minúsculos seres habitando um pequeno espaço do Universo, vivemos num ritmo acelerado.

Todos os problemas que temos estão delimitados dentro da atmosfera terrestre, pelo menos por enquanto.

Nos foi dado, ou emprestado, essa pequena porção do grandioso Universo mas não estamos sendo capazes de cuidar da nossa própria casa. Nossas prioridades estão sendo deixadas de lado pelo consumismo.

Para refletir, um trecho da música Pimenta e Sal, do Gabriel o Pensador: “Nem tudo aquilo é seu. Nem o que você vendeu. Nem o que você comprou.”

De certa forma o Cosmos nos empresta,  já que nada é pra sempre, e de acordo com a lei do livre-arbítrio cada um vive da maneira que mais lhe convém. Mas lembre-se que essa casa não é só sua!

Esse tópico nada tem a ver com religião, é muito mais geografia, física e bom-senso.

Coração Terra - Tô no Cosmos

 

Comentários