Templates by BIGtheme NET

A Lenta Construção da Consciência Desperta

 

Consciência é uma construção, não nasce embutida em ninguém, exigindo um ciclo de experiências bem vividas e trabalhadas com esse propósito. Toda alma traz uma semente, mas nem toda alma tem força e capacidade para desenvolver essa semente até o fruto desejado da Árvore da Vida, que é a consciência desperta, capaz de encontrar o caminho do retorno.

 

 

O CONHECIMENTO É UM TEMPLO

A ciência, a arte, a filosofia, a espiritualidade, o Conhecimento, enfim, é como um grande edifício construído ao longo do tempo e é patrimônio da humanidade.

Porque cada mente é como um tijolo, e cada qual coloca sua contribuição, e não faltam mentes invejosas e sem talento que, ao invés de colocar tijolos sólidos nesta construção, atiram suas pedras para tentar destruir o que os talentosos constróem. Mas suas pedras são de barro, e nada podem contra os blocos de rocha sólida do conhecimento legítimo, cinzelados pela mais rara inteligência e pelo tempo testados e aprovados em sua firmeza.

O Conhecimento é um Templo majestoso, construído lenta e laboriosamente por todo espírito brindado pela Luz Maior.

E um dia, todos os construtores serão chamados à grande celebração da Verdade dentro desse Templo por eles construído.

E todos serão donos do Templo. Um bem partilhado por todos e que não pertence a ninguém isoladamente.

E cada humanidade do universo sem fim é chamada a construir o Seu Templo, testemunho de sua própria história e evolução do pensamento.

E algum dia, todos nós poderemos visitar estes templos do Universo e beber da luz do conhecimento nas taças da nossa mente preparada para esse grande momento, servidas pelo Sacerdote Celestial que guarda o Altar às portas da Grande Fonte, Santuário da Mente Infinita!

 

 

CONTEMPLAÇÃO

Eu só posso contemplar ao meu redor o que contemplo em meu ser interior…
Eu só posso contemplar com os meus olhos aquilo que os olhos do Universo também contemplam em mim!

Contemplar é diferente de observar.
Quem apenas olha o mundo lá fora, apenas observa o que lhe é exterior. Mas quem contempla aprende a realizar o exercício do CONHECER-SE A SI MESMO através do Universo que ele já reconhece como espelho, porque se descobriu parte de tudo isso.

Meditar é contemplar o Universo a partir do coração.
Raciocinar é observar as coisas dentro dos limites dos cinco sentidos.

Quem medita, se torna parte das coisas e descobre a verdade de tudo. Quem medita, se coloca no lugar do objeto de sua meditação.
Quem raciocina, apenas deduz e especula hipóteses da casca das coisas. Quem raciocina, vê as coisas sem tomar parte de sua natureza interior, porque analisa pelo lado de fora.

Contemplar é tomar parte.
Observar é ver e deixar passar .

Tomar parte é anexar a verdade contemplada à própria alma e construir consciência.
Mas observar é ver agora e esquecer depois…

 

 

A CONSCIÊNCIA PURA

Os peixes nada sabem de Hidrodinâmica e, no entanto, nadam com perfeição.

Os pássaros nada sabem de Aerodinâmica e, no entanto, voam com maestria.

Formigas desconhecem Engenharia, abelhas ignoram Sociologia, árvores são alheias ao que seja Biologia, e mesmo assim, cumprem magnificamente seus trabalhos na natureza, sob o Sol que a todos os seres vivos ilumina, sem rivalidade ou competição.
Apenas executam seus trabalhos para sobreviverem.

Espíritos conscientes no universo se movem por leis perfeitas que provavelmente nunca foram informadas sobre os avanços da Física Quântica no mundo material moderno, e certamente tais leis que guiam a Vida Infinita, incomparavelmente superiores, são a verdadeira Física, Biologia, Engenharia e Dinâmica dos seres, e dela, dessa Grande e Perfeita Lei Maior, é que nós temos algum ECO nas nossas disciplinas cá na Terra.

Mas sem sombra de dúvida, se compararmos umas com as outras, veremos que tudo aqui em baixo é casca, é ensaio da Realidade, é sombra, é mais ou menos ilusão.

Porém, precisamos de tudo isso como escada.

Mas julgar que o Universo se limita ao que temos projetado no nosso mundo, esse é o perigo do racionalismo ativo, que tem se apartado da intuição legitima, o canal espiritual com a Luz, Matriz de todo o conhecimento.

Anjos não tem acompanhado as publicações sobre Física Quântica, sobre Astronomia ou Cosmologia… e no entanto, sua consciência pura conectada ao Criador é a fonte donde tiram toda a ciência e conhecimento que os habilita como Anjos.

Esta é a sua nota de consciência pura. Porque o homem não vive um estado de consciência pura de sua função de homem perante o Criador. O que o ser humano atual tem vivido é uma falsa consciência, ou consciência fabricada por outros homens, consciência falsa porque não condiz com sua natureza original e plena diante do Criador de todas as consciências, mas condiz com suas ilusões.

Não é consciência pura. Sequer é consciência.

 

 

JP em 09.08.2019

 

 

Comentários