Templates by BIGtheme NET

A Grande Piada Cósmica por trás da Iluminação

A grande piada cósmica é que você é o que está procurando.

Piada Cosmica - To no Cosmos

Essa é a grande piada do universo. Andamos tanto, buscamos tanto, imaginamos tanto, fazemos tantos e tantos planos, queremos conhecer tanto os mistérios do universo, mistérios da vida, mistérios da morte……

Toda a busca religiosa e espiritual neste planeta acabará por onde você começou. Se isso não é uma piada fantástica vale uma boa gargalhada.

Nós todos olhamos para a felicidade, paz e satisfação nas coisas do mundo, mas atrás de todas estas coisas está nossa própria natureza – nosso próprio ser.

Thich-Nhat-Hanh - To no Cosmos

Thich Nhat Hanh.

Alguns mestres de meditação e místicos ao longo da história tem explicado sobre essa piada cósmica. Um deles é o mestre Zen Thich Nhat Hanh que diz:

“Eu rio quando penso como procurava o paraíso fora do mundo do nascimento e morte. E é o no mundo de nascimento e morte que a verdade milagrosa é revelada. Mas este não é o riso de alguém que de repente adquire uma grande fortuna; nem é o riso de quem teve uma grande vitória. É, antes, o riso de quem; depois de uma desgastante procura por algo por um longo tempo, encontra esse algo no bolso de seu casaco.”

Buda percebeu que todas as condições do mundo são temporárias e levar qualquer coisa muito a sério cria sofrimento, é a lei da impermanência.

Tudo irá se modificar, a tentativa de se apegar a qualquer coisa, situação, pessoa ou objeto é a base de todo sofrimento.

Outro praticante budista, Longchenpa, percebeu a verdade da lei da impermanência e concluiu:

Uma vez que tudo é apenas uma aparição, não tendo nada a ver com bom ou mau, de aceitação ou de rejeição, podemos muito bem dar uma gargalhada de tudo.

metamorfose - To no Cosmos

O recados de mestres espirituais é que cada coisa que você imagina ser, é na realidade uma mentira inteligente construída por um mecanismo de defesa psicológica na sua mente contra a verdade existencial da transitoriedade.

Em outras palavras você não é quem você pensa que é. Isso é muito engraçado, não é? No entanto, só rindo sobre isso e não levando a sério já é um ótimo mecanismo de enfrentamento maravilhoso para ser capaz de digerir “verdades” aparentemente duras.

Como diz Longchenpa, você pode também começar a rir, ou como um outro mestre Zen moderno Adyashanti explica:

Nós percebemos, muitas vezes, de repente, que o nosso senso de auto-centramento, que foi formado e construído a partir de nossas idéias, crenças e imagens, não é realmente o que somos. Esse senso não nos define, não há centro.

Grandes professores espirituais têm um traço comum – eles riem muito.

monges - To no Cosmos

Diziam que para saber se um importante lama da tradição budista tibetana Gelugpa estava chegando no templo era só ouvir as risadas que ele disparava.

Outro professor espiritual foi o inglês Alan Watts a quem você não pode ouvir por 5 minutos sem chegar a ouvir sua gargalhada contagiante.

Comediantes muitas vezes apontam para a discrepância entre a forma como pensamos e as coisas como elas realmente são, bem melhor do que os “sérios” da sociedade

Bill Hicks e George Carlin disse:

O tolo iluminado é aquele que vê as viagens do ego da sociedade e ainda é possível encontrar alegria e riso em seu meio.

O tolo é muitas vezes o iluminado, aquele com sabedoria louca, com risos e piadas como sua arma, eles cortam a conformidade mundana e traz à luz a criança latente borbulhando de felicidade logo abaixo da superfície de toda a seriedade.

O tolo possui uma sabedoria que está fora do alcance do conformista. A atitude lúdica em contato com uma enorme quantidade de criatividade.

Humor também é extremamente curativo, todos dizem que o riso é o melhor remédio e é verdade. Ele também pode aliviar o stress e a tensão da vida diária, reduzir o tédio no trabalho e unir pessoas de diferentes origens.

Alan Watss - To no Cosmos

As pessoas sofrem só porque eles levam a sério o que os deuses fizeram para se divertir – Alan Watss.

A Iluminação


A maioria das pessoas pensa que iluminação é a pessoa “iluminada” ser perfeita. Virtude perfeita, amor perfeito, perfeito conhecimento.

Este ideal da pessoa perfeita é uma piada e não existe na realidade. São criados cultos de adoração em torno de pessoas que são vistas como perfeitas e apenas sublinha o resto de nós com culpa por não viver de acordo com essas fantasias idealistas.

Então onde a piada cósmica pode nos levar?


Voltar para onde começamos; para a alegria pura não adulterada de apenas estar vivo – rindo sem motivo e sorrindo como um chapeleiro louco.

A vida é uma dança cósmica sobre a cabeça da agulha da eternidade.

menino monge - To no Cosmos

Fonte: Yogui

Comentários